A FALTA DE CANDIDATOS A ÁRBITROS…

 

Chegou a época por excelência dos cursos de candidatos a árbitros, todavia a nota dominante em todas as associações que optaram por abrir estes cursos é que não há candidatos a árbitros, obviamente que este não há e forçado, todavia há muito poucos candidatos.

Esta situação levou-me a pensar porque é que isto se verificava, porque é que ninguém quer seguir a arbitragem, será assim uma profissão tão abominável!? Sinceramente depois de reflectir não me pareceu que fosse essa a razão, tendo encontrado muitas outras razões para tal facto.

A crítica constante ao sector pode ser uma das razões que leva a que haja tão poucos candidatos a árbitros, a arbitragem está constantemente a ser bombardeada por todos os lados, quer pela comunicação social, que pela própria estrutura da arbitragem, dirigentes, adeptos, jogadores, enfim por um número infindável de pessoas e estruturas que necessitaria de 100 crónicas para os mencionar a todos.

O pouco que se paga aos árbitros distritais é outra das razões que leva a que esta situação suceda, de facto há associações em que os árbitros recebem misérias, já ouvi inclusive alguns árbitros dos mais diversos distritos a dizer que quase que são eles a pagar para andar na arbitragem, o que se torna um pouco desconfortável de ouvir, porque sabemos que de facto todos andam nisto porque querem e gostam, mas torna-se inviável alguns árbitros quase terem prejuízo financeiro para se poderem dedicar a esta nobre causa que é a arbitragem.

Um dos outros factores é o facto da maior parte das pessoas não estar disponível para abdicar dos seus fins-de-semana, para ir para um campo de futebol ser chamado de nomes, aturar jogadores e dirigentes mal formados, daí eu insistir que é necessária a formação de todos quantos estão envolvidos no futebol distrital.

A falta de divulgação dos cursos pode ser um factor fundamental para o insucesso destes cursos, e tenho conhecimento que é o caso de alguns dos que estão agora quase a abrir, de facto sem divulgação, é impensável os cursos terem o mínimo de sucesso, teria várias sugestões a fazer, mas vou só dar dois conselhos: talvez os árbitros das diversas associações serem mais envolvidos nestes cursos, ajudando a divulgá-los e participando depois activamente no decorrer dos mesmos, e digo mesmo que quase todos os árbitros deveriam ajudar os novos candidatos e não ser restringido dar a formação a dois ou três árbitros e ainda fazerem cartazes atractivos.

E como a crónica já vai um pouco longa fico por aqui, pedindo apenas para que se inscrevam nestes cursos para ajudar esta nobre causa que é a arbitragem.

Se quiserem escrevam-me para arb.o.l@hotmail.com, até à próxima sexta-feira, boas arbitragens!

 

Administador site cartaoamarelo.webnode.com

10-04-2009

Falta de candidatos a árbitros!

Data 28-04-2009

De arbitro

Assunto candidatos

Responder

sou arbitro estudante da univerdidade e para alem de se perder a bolsa perdi direito ao abono de familia! dizem que eu trabalho! e simplesmente vergonhoso

Data 27-04-2009

De santos

Assunto candidatos

Responder

Umas das principais causas de falta de árbitros é a questão da fiscalidade..passar recibo verde ??? estudantes perdem as bolsas de estudo....e mesmo quem não é estudante ter de pagar em cada ano IRS ...vergonha